quarta-feira, 20 de junho de 2012

CAPACITAÇÃO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR DA ESCOLA ESTADUAL PEDRO MESTRE

ADOLESCÊNCIA - VIDA, SEXUALIDADE e SAÚDE.


ADOLESCÊNCIA...
TODO MUNDO PASSOU POR ISSO,
MUITA GENTE NÃO ENTENDEU

A adolescência é a fase evolutiva onde se processam profundas modificações físicas, psicológicas e sociais. É a idade das dúvidas e contradições que caracterizam uma verdadeira revolução, é o período do desenvolvimento humano marcado pelo conflito entre gerações e caracterizado pelas dificuldades de relacionamento.
O objetivo geral deste Treinamento é sensibilizar e capacitar os pais e os profissionais que trabalham com adolescentes, favorecendo a melhoria das relações interpessoais, e do processo ensino-aprendizagem.

·       CARGA HORÁRIA: 40 horas/aula
·       INÍCIO: 23/06/2012
·      
 METODOLOGIA: Trabalho teórico e vivencial distribuído em módulos

Módulo I: Modificações Biológicas do adolescente
Módulo II: Modificações Psicossociais do adolescente
Módulo III: Sexualidade na Adolescência
·       
 FACILITADORA: Maria de Fatima Guenes – Enfermeira e Psicóloga Clínica e Organizacional, com Pós Graduação em Saúde Mental Comunitária. 
   
  COLABORADORA: Marcia Vilas Boas Avellar Arantes – Professora, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Mestra em Educação.




4 comentários:

  1. Gostaríamos de expressar nossos agradecimentos aos servidores da E. E. Pedro Mestre que participaram hoje da continuidade da capacitação sobre a adolescência, e em especial à Dra. Fátima Guenes, psicóloga e enfermeira, nossa parceira.
    A equipe gestora sente-se segura em dar continuidade à gestão uma vez que acredita no potencial humano que forma a instituição.

    Bom descanso a todos e um grande abraço.
    Marcia (Diretora) Michele e Silmara (Vice- Diretoras)

    ResponderExcluir
  2. Através da orientação da Dra. Fátima vimos que é necessário orientar os adolescentes e sua família sobre transformação que ocorrem em seu corpo e em sua vida;Para não ferir sua timidez e obter respostas sinceras, devemos primeiro falar sobre a sua escola,as atividades nas horas de lazer,sobre os amigos.Saber sua opinião sobre namoro,se já teve em casa orientação sexual; Daí sim poderemos perguntar como se sente em relação ao sexo...

    ResponderExcluir
  3. Por tanto está sendo mui proveitoso o treinamento...Selma Dias...

    ResponderExcluir
  4. Na capacitação da E. E. Pedro Mestre, Grazi e Bianca apresentaram brilhantemente a coreografia da canção de Baruk.
    Um beijo grande para essa duas ungidas de Deus. Obrigada!
    Vejam o encanto da letra da canção... Vamos oferecer flores em vida... enquanto podemos...

    Marcia Avellar - Diretora da E. E. Pedro Mestre

    Flores em Vida
    Paulo César Baruk

    Sei, já não são meus, vento levou
    Tempos que não mais voltam e então
    O que eu fiz por mim e por quem amei
    Só desilusão, reconheci
    Não construi o que planejei
    Pouco abracei e não ofereci perdão
    Já não alcanço o passado
    Meus limites percebi
    O hoje é tudo o que tenho, isso entendi
    Preciso trazer a memória histórias que desprezei
    Não posso me esquecer, tenho que oferecer
    Flores em Vida
    Enquanto é dia?

    Sei, já não são meus, vento levou
    Tempos que não mais voltam e então
    O que eu fiz por mim e por quem amei
    Só desilusão, reconheci
    Não construi o que planejei
    Pouco abracei e não ofereci perdão
    Já não alcanço o passado
    Meus limites reconheci
    O hoje é tudo o que tenho, isso aprendi
    Preciso trazer a memória semblantes que abandonei
    Não posso me esquecer, tenho que oferecer
    Flores em Vida
    Enquanto é dia?

    Eu já não alcanço o passado
    Meus limites reconheci
    O hoje é tudo o que tenho, isso entendi
    Preciso trazer a memória histórias que desprezei
    Não posso me esquecer, venho te oferecer
    Flores em Vida
    Enquanto é dia?

    Já não me esqueço, hoje ofereço
    Flores em Vida
    Enquanto...

    ResponderExcluir